CDL chega ao RN
O Centro de Desenvolvimento de Líderes é um ministério da Primeira Igreja Batista de Atibaia, SP. Esse ministério visa capacitar líderes para melhor servir. Estamos oferecendo a pastores e líderes cursos de capacitação, através dos quais encorajamos e equipamos grupos de pastores e líderes de igrejas a terem o coração, a mente, e a capacidade para treinar novos líderes em suas igrejas e regiões.
O “Pregue a Palavra” envolve...
1. Curso de especialização em “Exposição Bíblica”.
2. Mentorear um grupo de pastores-líderes (aproximadamente 12-25 em número);
3. Um compromisso de 4 anos;
4. O mínimo de 2–3 encontros por ano (de aproximadamente 3 dias cada encontro);
5. Um processo em ‘camadas’ de ensinar e mentorear
6. Um relacionamento contínuo e profundo entre os mentoreadores e os participantes do “Pregue a Palavra”;
7. Aplicação imediata dos princípios do treinamento;
8. Multiplicação do treinamento nas vidas de outros líderes de igreja.
Um novo grupo será aberto em nossa cidade, Natal, RN. O primeiro encontro será dos dias 9 a 11 de agosto de 2012.
ATENÇÃO: O curso é inteiramente gratuito e as inscrições estão abertas.
Entre em contato com o Pr. Nelson Galvão e faça sua inscrição:
E-mail: nelsongalvao@piba.org.br
Fone: (84) 3222-5501 – rm 22
Veja abaixo mais informações do Curso “Pregue a Palavra”:
Objetivo do programa
Existem muitas razões para o “Pregue a Palavra”, mas o mais importante é que cremos que este é o modelo Bíblico para o treinamento de líderes pastorais.
O conceito está enraizado nas páginas do passado. A segunda carta de Paulo para Timóteo revela que muitos que viviam e professavam a Fé na igreja do primeiro século estavam sendo exterminados. O próprio Timóteo parecia estar muito perto de uma situação desastrosa. Paulo olhou em sua volta e reconheceu que o mundo era muito hostíl ao evangelho. Ele olhou também para o horizonte e entendeu que ele e os outros apóstolos logo não estariam mais neste mundo. Ele parecia perguntar:
Como que um pastor e sua igreja podem ser preservados e até prosperar na ausência do testemunho apostólico e na presença de um mundo hostil?
Entendendo a seriedade da situação, ele deu este desafio a Timóteo: “Portanto você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.” (2 Timóteo 2:1-2) Em outras palavras: Timóteo, dê uma atenção muito especial ao ensino da verdade do evangelho para homens que são capazes e confiáveis para ensinar outros. Paulo sabia que a saúde da igreja estava diretamente ligada à saúde de seus líderes e à habilidade e fidelidade destes líderes em passar a Palavra de Deus adiante. É claro que Paulo estava promovendo nada mais do que tinha ouvido e visto no ministério do nosso Senhor. Jesus investiu muito em poucos para transformar a vidas de muitos. Ele gastou tempo ouvindo, compreendendo, desafiando, e dando para que os doze, por sua vez, fariam o mesmo por outros. Marcos descreve o relacionamento de Jesus com os discípulos assim: “Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios.” (Marcos 3:14-15) Ou, mais diretamente, Jesus diz: “ Sigam-me e eu os farei pescadores de homens.”
Visão do programa
Queremos sair sabendo que deixamos equipes de treinadores pastorais bem treinadas e fiéis, que são capazes e estão ativos em treinar novos líderes nestas áreas específicas:
1. Como Pregar e Ensinar: expandir o seu conhecimento e desenvolver sua capacidade para comunicar a Palavra de Deus de uma forma mais eficaz.
2. Como Pastorear: fazer crescer o seu entendimento e aprofundar o seu desejo de servir os propósitos de Deus com mais fidelidade.
3. Como Viver e Servir: afiar seu discernimento e fortalecer sua habilidade para aplicar a vida de Deus ao seu mundo de uma forma mais consciente.
Metodologia
Uma parte da resposta se encontra nos cursos que ensinamos. A característica mais importante destes é que são deliberadamente e intensamente Bíblicos. Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que é a Palavra de Deus para nós. Não é somente suficiente para nossos pensamentos sobre a vida e sobre o ministério, é vital para ambos. Por isso, imergimos a nós mesmos e os alunos do “Pregue a Palavra” nas Escrituras. Outra parte da resposta tem a ver com os métodos que usamos. O aspecto mais importante destes métodos é que são deliberadamente e intensamente envolventes.
Estamos certos de que a melhor contribuição que podemos fazer á igreja de Jesus Cristo é treinar pessoas daquele país que irão pensar Biblicamente e criticamente e que terão a visão e a capacidade de treinar outros. Isto requer mais do que uma transferência de informação. Requer a transformação da mente e do coração pelo Espírito de Deus. Somos incapazes de efetuar esta mudança, mas cremos que podemos detectar onde está acontecendo a nutrir através do tipo de treinamento que usamos. Se o assunto é como compreender e comunicar a Palavra de Deus, a perspectiva de Deus sobre o ministério, ou alguma outra matéria a ser definida no futuro, queremos levar os alunos do “Pregue a Palavra” a um nível mais profundo de aprendizagem e cultivar também um senso de posse neste processo.
www.batistasrn.org.br